Tuesday, February 27, 2007

algumas explicações

"...e estilos de pintura, como por exemplo o que é Folk Art, como começou a Pintura Country e o que é Hindeloopen.Tole Painting, como já sabem é o mesmo que Pintura Decorativa e é um termo que abrange todos os estilos e técnicas de pintura em vários substratos (tecido, madeira, metal, vidro, etc...). Folk Art, como o nome já diz, é arte folclórica, ou seja, é um estilo de pintura característica de uma região ou país. Nessa categoria de encaixam o Bauernmalerei, da Bavária, o Hindeloopen, da Holanda, a Pintura Country, dos EUA, o Zostovo da Rússia, o Rosemaling da Noruega, o Canal Boat da Grã Bretanha (Irlanda) e muitos, muitos outros, mais novos e mais antigos e de todas as partes do mundo. O Brasil tem dois representantes genuínos, que são o Barroco e a pintura em tecido no estilo Porcelanizado, que não existe em nenhum outro lugar do mundo e foi desenvolvida aqui mesmo, já sendo reconhecida lá fora, como um estilo nosso.
No século 18 os imigrantes da Bavária e Noruega levaram para os EUA as suas pinturas com riscos, pinceladas e cores característicos. Os mascates se encarregaram de levar as peças para vender, difundindo a arte por todo o país e fazendo com que muitos se interessassem por aprender a pintar também. Os imigrantes começaram então a ensinar sua técnica aos americanos e com o tempo, nasceu um etilo novo, derivado dessas pinturas e que foi chamado de Pensylvania Dutch (vários estilos de pintura nasceram dessa forma).Com o passar do tempo, cada pessoa imprimiu seu próprio estilo e técnica de pintar e foram, ao mesmo tempo, desenvolvendo a Tinta Acrílica, que nada mais é que pigmento (cor) em uma emulsão de polimeros. Por ser a base de água essa tinta ganhou inúmeros adeptos e possibilitou mais recursos aos pintores, como as características pinceladas esfumaçadas, chamadas de Floating (flutuação) entre outras, e assim foi nascendo a Pintura Country. A partir do século 19 a tinta começou a ser comercializada e desde então, esse estilo de pintura vem sendo cada vez mais apreciado e praticado por pessoas de todo o mundo.
A Pintura Country pode ser subdividida em três estilos: Country Americano, que possui riscos mais estilizados e cores características; o Country Primitivo, que são mais próximas do real (mas ainda estilizadas), cores mais escuras e com aparencia envelhecida e o Country Clássico, que são bem mais próximas do real, com riscos que valorizam o volume e a perspectiva
Hindeloopen é um estilo de pintura Holandes, que antigamente era passado somente dos pais para os filhos homens. Executada com "pinceladas ensaiadas" ("Cs", "Ss", e "Virgulas") e carga cheia (várias cores no pincel), lembra a pintura da Bavária, o Bauernmalerei, mas possui caracteísticas específicas e um jogo de cores que proporciona uma luz especial. É uma pintura deliciosa de ver e executar, extremamente relaxante e fácil (porém requer treinamento). Se você pinta, deveria experimentar essa viagem que é o Hindeloopen e, se é mulher, terá dupla satisfação: a de pintar própriamente dito e a de contrariar a tradição machista (he he)."
por Eliana Zerbinatti

No comments: